Notícias

Califórnia forma força-tarefa com Ripple e Coinbase

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, acaba de lançar uma força-tarefa focada em tornar o governo mais eficiente, e essa iniciativa traz representantes de empresas de criptomoedas para o jogo. Isso pode ser um sinal de que o estado está reconhecendo o potencial da tecnologia blockchain para melhorar serviços públicos.

A nova força-tarefa, chamada California Breakthrough Project, reuniu executivos de empresas como Ripple, Coinbase e MoonPay. O objetivo? Ajudar a promover a eficiência e a colaboração no governo, e isso foi revelado pela jornalista Eleanor Terrett na terça-feira. A primeira reunião aconteceu na sede da Ripple em San Francisco, no dia 6 de junho. O foco é criar uma ponte entre os reguladores da Califórnia e os líderes da indústria, buscando enfrentar as ineficiências do governo e trazer mais transparência na administração pública.

O governador Newsom confirmou a iniciativa, destacando que a Califórnia, como um dos polos tecnológicos do mundo, tem a oportunidade de juntar os melhores talentos para avançar no trabalho em prol da eficiência governamental.

Califórnia e o setor de blockchain

Embora Newsom não tenha detalhado como exatamente a tecnologia blockchain irá apoiar o projeto, é importante notar que a Califórnia abriga uma vasta gama de empresas do setor que podem fazer contribuições significativas. Segundo o Interagency Web3 Report da California Business, Consumer Services and Housing Agency, cerca de 25% das quase 800 empresas de blockchain da América do Norte estão localizadas no estado.

O relatório aponta que esse crescimento fornece uma chance incrível para explorar novos tipos de empreendimentos em blockchain, além de capturar o crescente interesse dos consumidores nesse segmento. Além disso, a decisão da Califórnia de incluir essas empresas acontece em um contexto em que o regulatório sobre ativos digitais está avançando nos Estados Unidos, com novas legislações sobre stablecoins e estruturas de mercado sendo desenvolvidas.

Essa movimentação também coincide com a Semana Cripto dos EUA, onde a Câmara dos Representantes está debatendo e votando sobre diversas propostas relacionadas a criptomoedas. A semana começou com o Comitê de Regras analisando projetos como o Anti-CBDC Surveillance State Act, o Digital Asset Market Clarity (CLARITY) Act e o GENIUS Act, que trata de uma estrutura abrangente para stablecoins atreladas ao dólar.

As movimentações na Califórnia e em nível federal trazem à tona a importância das criptomoedas e da tecnologia blockchain no cenário atual, sinalizando um futuro promissor para esses ativos e suas aplicações práticas.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo